Um dos festivais mais importantes do sertão de Pernambuco, o Festival de Triunfo, tem sua abertura hoje, com filmes que valorizam novos realizadores do nordeste e do Brasil. O festival vai homenagear uma das maiores revelações do cinema brasileiro o ator Irandhir Santos que atuou recentemente nos filmes Tropa de Elite ( 2010 ) e Febre do Rato ( 2011 ). Ele foi eleito como melhor ator no Festival de Paulínia 2011 por sua atuação no filme de Claudio Assis, “Febre do Rato”.
O Festival de Triunfo tem despertado a atenção de vários realizadores do Brasil inteiro chegando a sua quarta edição e abrigando o 2º Seminário Sustentável do Audiovisual do Nordeste. Além das cinco mostras, palestras e oficinas em torno do mercado audiovisual brasileiro foram escolhidas 40 produções entre curtas e longas, entre eles os filmes “As aventuras de Paulo Bruscky, de Gabriel Mascaro, Janela molhada, de Marcos Henrique Lopes, Praça Walt Disney, de Renata Pinheiro e Sergio Oliveira, A fábula das três avós, de Daniel Turini, Calma monga, calma!, de Petrônio de Lorena entre outras obras de todo o País.
O Cinema Pernambucano foi um dos grandes responsáveis pela retomada cinematográfica brasileira na metade da década 90 tendo um de seus propulsores o filme “Baile Perfumado”( 1996 ) de Lírio Ferreira e Paulo Caldas. A consolidação do Festival de Triunfo converge à existência de uma consciência cinematográfica em torno do Nordeste e a formação de mão de obra para suprir o mercado de profissionais do cinema brasileiro.
Mais informações sobre a programação completa em Festival de Cinema de Triunfo 2011
Conheça outros eventos no Guia Cuca!
“O Guia Cuca é uma agenda de Eventos Culturais de todo o Brasil divididos em diversas categorias. Você encontra Carnavais, Festivais, Encontros, Mostras, Circuitos, Festas Juninas, Romarias, Vaquejadas, Congadas e todos os tipos de eventos realizados pelo Brasil afora. Seja bem vindo ao Guia Cuca!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário para auxiliar na gestão participativa do território do Pajeú.