O maior deles é Fátima, em Flores.
Matéria da jornalista Júlia Schiaffarino para o DP deste domingo questiona a real necessidade da criação de mais 22 municípios, cujos projetos já foram apresentados pela Assembleia Legislativa este ano. Em Brasília, um grupo de mais de 250 Deputados já confirmou apoio ao documento que regulamenta a emenda 15, que há 16 anos tirou dosestados o poder de criar municípios. A Frente parlamentar é comandada pelo Deputado, José Augusto Maia (PDT).
Já o Presidente Estadual de Planejamento do Condepe/Fidem, Antonio Alexandre da Silva diz que a emancipação pode criar mais despesas nas três esferas de poder. “Se o município não tem condições de manter sua estrutura, vai ser mais um dependente dos governos estadual e Federal”, reclamou.
Pajeú pode ter mais dois municípios. Das cidades cuja criação está em debate, dois importantes distritos aguardam ansiosos o desenrolar dos debates.
O maior deles é Fátima, em Flores, com 4.729 habitantes, taxa de urbanização de 55,59%, a 18 quilômetros de Flores. O projeto foi apresentado pelo tucano Claudiano Filho.
O outro é Jabitacá, com 4.492 moradores, urbanização de 41,32%, a pouco mais de 16 quilômetros de Iguaracy.
O socialista Ângelo Ferreira foi o autor do projeto de sua emancipação. Independente do que pensam os técnicos, nos dois distritos, o sentimento é de que haja a emancipação.
Estas comunidades já tem identidade própria, não se sentem bem em serem atreladas aos municípios sede e querem dar o “grito de independência”.
Ouça de segunda a sexta pela Rádio Web Brisa do Pajeú o Bom dia Notícias com Alberto Ribeiro às 07h00, aqui pelo Florespe.net.
Postado por Júnior Campos| Qua, 24 de Agosto de 2011 08:22
Fonte: Nill Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário para auxiliar na gestão participativa do território do Pajeú.