sexta-feira, 23 de setembro de 2011

FÓRUM MIL DIAS ADMINISTRANDO E VENCENDO DESAFIOS

O Diário de Pernambuco em parceria com o Governodo Estado, AMUPE, Ministério da Integração Nacional, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Faculdade de Administração dos Guararapes e o Conselho Regional de Administração estará realizando na próxima segunda dia 26 de Setembro no Hotel Dorisol em Piedade o Evento: "Fórum: Mil Dias Administrando e Vencendo Desafios", das 8h30 às 13h30, em comemoração aos Mil Dias de Governo do Prefeito.

O Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho irá palestrar, e na oportunidade apenas quatro prefeitos que foram escolhidos por região pelo Governador do Estado e sua assessoria irão apresentar as ações realizadas no seu município.

Este fórum que acontece a cada 4 anos recebe os Prefeitos que têm melhor índice de aprovação e desenvolvimento em cada Região Pernambucana.

Yane Marques faz cidadezinha do sertão virar fã de pentatlo moderno

Pernambucana vai buscar o bicampeonato pan-americano da modalidade em Guadalajara
Carolina Canossa, do R7

Yane MarquesAgif/Gazeta Press

Yane Marques se tornou ícone e fez com que sua cidadezinha adotasse a modalidade

Afogados da Ingazeira é uma cidadezinha do sertão pernambucano com pouco mais de 35 mil habitantes. Localizada a 385 quilômetros do Recife, tinha o futebol como grande paixão até pouco tempo atrás. Ultimamente, porém, o esporte bretão precisa concorrer com uma modalidade pouco conhecida no Brasil: o pentatlo moderno.
A "culpa" é de uma filha ilustre do município: Yane Marques. Aos 27 anos, a atleta se prepara para conquistar o bicampeonato pan-americano em Guadalajara. Um dos ouros brasileiros mais surpreendentes no Rio-2007, ela agora chega para a disputa com credenciais muito mais fortes: atual quinta colocada no ranking mundial (chegou a ser terceira este ano), ela foi à final da Copa do Mundo em quarto lugar (terminou em 16º) e ficou em sétimo no Campeonato Mundial.
- O pessoal é bem ligado lá. Acho que um dos lugares que o pessoal mais conhece pentatlo é Afogados. Eles sabem as provas, todo mundo acompanha muito... de vez em quando alguém chega com um jornal: "Olhe, saiu sua neta!" E ela: "Me dê, que eu mando para ela!" (risos). Eles torcem muito por mim, estão sempre perguntando. É uma torcida muito válida e a gente sabe que é de coração.
Yane saiu de Afogados aos 11 anos de idade, pois sua irmã precisava prestar vestibular no Recife. Na capital pernambucana, ela começou a praticar natação "só para se divertir". Aos poucos, a brincadeira foi ficando séria: especialista em nado peito, ela foi campeã brasileira no revezamento 4 x 50 m medley e 4 x 100 m medley.
A brasileira ainda não sabia se queria seguir carreira no esporte até que ganhou uma forcinha de um membro do Exército, onde o esporte tem suas origens. Transferido para Pernambuco, o Major Alexandre França fundou uma federação local da modalidade e passou a garimpar talentos. Chegou a Yane, já com 19 anos, que de início estranhou.
- Eu tinha zero noção do que era pentatlo, não sabia nem do que se tratava. O pessoal comentou que era uma modalidade desconhecida e muito puxada, precisa treinar de manhã, à tarde e à noite. Aí eu gostei, dei continuidade e não parei mais.
O esforço citado por Yane é plenamente justificável. Em um só dia, os atletas devem disputar, nesta ordem: esgrima espada no sistema todos contra todos; 200 m livre na natação, concurso de saltos no hipismo com um cavalo sorteado 20 minutos antes da prova, e evento combinado e tiro e corrida (a cada cinco tiros certos, um percurso de 1 km). Quem tiver mais pontos na soma geral, ganha.
- Em todas esses esportes têm uma dificuldadezinha. Quando comecei um nadava muito bem, mas chegava nas outras provas não ia bem e não tinha tempo de treino. Mas aos pouquinhos eu fui melhorando muito e hoje sou razoável em tudo. Essa é a ideia.
Na história do Pan, o Brasil tem outros dois ouros no pentatlo, mas todos muito antigos: Eric Tinoco Marques em Buenos Aires-1951 e Wenceslau Malta em Chicago-1959. Os Jogos Pan-Americanos são especialmente importantes para a modalidade porque classificam os dois melhores atletas masculinos e os dois melhores femininos para a Olimpíada de Londres, no ano que vem.
A Record transmitirá os Jogos Olímpicos de Londres-2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet. A emissora também detém os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de 2011 (Guadalajara) e 2015 (Toronto), e da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.

Política de Saúde Bucal será lançada nesta sexta-feira

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
22/09/2011 | 19h52 | Pernambuco

Será lançada nesta sexta-feira (23) a Política de Saúde Bucal de Pernambuco. O objetivo é oferecer uma rede de atenção odontológica e implantar urgências em todas as regiões pernambucanas. Segundo as informações do governo do estado, serão investidos mais de R$ 16 milhões por ano. Com a capacidade totalmente instalada, a expectativa é de prestar atendimento a uma média de 19,5 mil pessoas, por mês, nos serviços de urgências e a concessão de 2,7 mil próteses dentárias/mês.
As ações do programa deverão incluir a criação de urgências odontológicas em hospitais regionais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), credenciamento de laboratórios de próteses dentárias e fluoretação de água e concessão de kits de saúde bucal.
Para o atendimento à população, inicialmente, quatro UPAs – Paulista, Olinda, Curado e Engenho Velho – terão urgência odontológica 24h, com um cirurgião dentista por plantão. O objetivo é tratar as dores de dente, problemas na gengiva, alterações na mucosa da cavidade oral, dores nas articulações bucais e problemas decorrentes de acidentes e traumas leves. Todo o trabalho será feito de acordo com a classificação de risco.
A partir de novembro, será a vez da implantação dos serviços odontológicos nos hospitais regionais. A previsão é começar pelo Hospital Regional de Palmares prof. Sílvio Magalhães, que já estará com a segunda etapa da construção finalizada. Até agosto de 2012, os atendimentos também funcionarão nos Regionais de Limoeiro, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada.
O lançamento da Política de Saúde Bucal acontecerá às 10h no Palácio do Campo das Princesas.

Polícia Militar cumpre mandados de prisão em Triunfo e Afogados da Ingazeira

Postado por Jovens Estudantes Triunfenses às 19:00 no Tema: Informativo

Dois mandados de prisão foram cumpridos nesta quarta-feira (21) por policiais militares lotados no 14° e 23° BPM. As prisões foram efetuadas nos municípios de Triunfo e Afogados da Ingazeira, ambos localizados no Sertão do Pajeú. Nos dois casos os acusados não esboçaram reação e foram levados para as delegacias locais.

Na cidade de Afogados da Ingazeira o lanterneiro Edson Lino da Silva, 34 anos, foi preso por volta das 11h10min por policiais do 14° BPM, na Rua Manoel Francisco, bairro Pedro Pereira, por atrasar uma pensão alimentícia. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil local, após ter mandado de prisão expedido pela comarca do município.

Já em Triunfo, a equipe do GATI do 23° BPM efetuou prisão do cortador de cana José Roberto da Costa, 31 anos, por ele possuir um mandado de prisão em aberto. A polícia se deslocou ao Engenho da Zaca, em Brejinho da Barragem, zona rural do município, com base em informações colhidas pela 2ª Seção. Roberto não resistiu à prisão e foi levado para a DPC.

Fonte: Blog Alvinho Patriota

Policiais se reúnem no Sertão do Pajeú para analisar ações e traçar objetivos!

22 de Setembro de 2011

Policiais militares e delegados de Polícia Civil da 20ª área Integrada de Segurança (20ª AIS) se reuniram na manhã desta quinta-feira (22) em Afogados da Ingazeira para fazer uma análise das ações policiais que vêm sendo desenvolvidas na região e definir os objetivos para os próximos meses. No encontro que aconteceu no 23° BPM foram discutidas metas para a segurança dos municípios de Afogados da Ingazeira, Quixaba, Carnaíba, Tabira, Iguaracy, Brejinho, São José do Egito, Ingazeira, Solidão, Itapetim e Santa Terezinha. De acordo com o blogueiro e policial militar, Itamar França, durante a reunião foram apresentadas as ações que estão rendendo resultado nos últimos meses e expostas novas propostas. Os policiais decidiram que vão permanecer realizando a Operação Avalanche e implementar outras ações para aumentar a segurança na região. O encontro teve participação de diversos delegados do Sertão do Pajeú, assim como policiais militares da sede do 23° BPM e das companhias.

Fonte: Blog de Alvinho Patriota/Blog Diniz K-9

Vem ai a Coordenadoria da mulher de Calumbi

Vai acontecer no dia 23 de setembro na Secretaria de Ação Social, a primeira conferência municipal de politicas para as mulheres, onde será implantada a coordenadoria da mulher de Calumbi, o evento terá inicio as 08 h da manhã, mulheres de Calumbi participe e dê sugestões de direitos, igualdade e valorização dos seus desafios e conquistas. (Foto: Blog Calumbi em Construção)

O evento tem a coordenação da Secretária de Ação Social Damares Moura

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Consórcio é saída para o tratamento do lixo

A demora da União em estabelecer uma política pública voltada  ao tratamento do lixo seria uma das causas do baixo número de cidades sem aterros sanitários.

A conclusão é da gestora de Resíduos Sólidos e Ecologia Urbana  da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mariana Melo.

Especialista no assunto, Mariana afirma que, apesar de ter menos de 10% das cidades com aterros sanitários, Pernambuco avançou mais do que outros estados nesse campo.

Quais as razões de tão poucos municípios pernambucanos terem aterros sanitários?
Somente a partir da década de 90, o governo federal tomou consciência da problemática da destinação final de resíduos sólidos em todo o território nacional. Quando na medida em que as cidades e o consumo cresciam, o depósito de lixo era feito de maneira improvisada pelas gestões municipais.

Nos últimos dez anos então, esteve em foco a questão dos lixões e seus problemas socioambientais decorrentes de forma que um conjunto massivo de legislação, projetos, campanhas se tornaram o principal alvo da política publica em âmbito nacional.

Posteriormente, a responsabilidade da gestão passou para os estados e somente a legislação atual (Lei 14. 236 de 2010) transferiu para a responsabilidade dos municípios a disposição final com a melhor eficiência tecnológica conhecida, que é a tecnologia do aterro sanitário.

Por sua vez, a política estadual preconiza que o tratamento das frações recicláveis do lixo deve ser priorizado antes mesmo do seu aterramento final, incentivando que o fim dos lixões signifiquem não somente uma mudança de tecnologia, mas uma diminuição de resíduos aterrados no ambiente.

Diante desse quadro, como poderíamos classificar a situação de Pernambuco no cenário nacional?
Pernambuco avançou muito mais do que os demais estados da nação, na medida em que foi pioneiro na elaboração de uma lei estadual tão atualizada quanto à federal (Lei Federal 12.305 de 2010).

Da mesma maneira, Pernambuco foi eficaz na elaboração de projetos técnicos e captação de recursos para o financiamento de aterros sanitários por todo estado, uma vez que todas as regiões político-administrativas foram contempladas com pelo menos uma unidade.

A grande questão que se coloca, e de modo geral para todo o território nacional, são as grandes distâncias geográficas das fronteiras intermunicipais que dificultam uma gestão conjunta visando à economia de recursos e eficiência administrativa.

Para afrontar esse desafio, a gestão integrada de resíduos sólidos se apóia na política de consórcios que atua em diversas áreas, tais como saúde, educação. Em Pernambuco, os consórcios municipais vêm sendo utilizados para uma gestão integrada otimizando o destino final dos resíduos sólidos municipais.

A senhora acredita que todos municípios pernambucanos conseguirão implantar aterros sanitários até agosto de 2014?
O governo do estado, através da SEMAS, que por competência de legislação é responsável pela gestão estadual da temática, e demais órgãos competentes, tal como a SECID, que responde pela região metropolitana, estão trabalhando pelo fortalecimento da gestão consorciada intermunicipal.

Haja vista o grande número de consórcios formalizados por todo o território estadual, que hoje monta o total de 11 consórcios públicos abrangendo 165 municípios das diversas regiões do estado.

Igualmente 64 municípios já possuem Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS, documento-chave para o acesso a recursos públicos estadual e federal para o financiamento de aterros sanitários.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

COBH-PAJEU - CONVITE/CONVOCATÓRIA

Afogados da Ingazeira, 08 de setembro de 2011

CONVITE/CONVOCATÓRIA

Aos. Srs(as).

Membros do Grupo de Trabalho do COBH-PAJEÚ.

                                                  Em virtude da reunião Plenária Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú no próximo dia 20 e da necessidade de apresentar alguns encaminhamentos do Grupo de Trabalho, estou convocando uma reunião em caráter de urgência no dia 15/09 na sede do CIMPAJEÚ, localizada a Av. Manoel Borba, 267, Centro, Afogados da Ingazeira.

                                                  Certo de vossas presenças, aguardo confirmação da presença/ausência.

Atenciosamente,

Albertino Bezerra

Secretário Executivo

Gonzaga Patriota visita o sertão do Pajeú

 

POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO DEPUTADO GONZAGA PATRIOTA, EM 05/09/11

Depois de tomar café da manhã, na cidade de Cabrobó, com lideranças políticas locais, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) seguiu para cumprir agenda no sertão do Pajeú. O parlamentar visitou 14 municípios desta região juntamente com o Senador Armando Monteiro e o Secretário das Cidades, Danilo Cabral.

No município de Brejinho, no Sertão do Pajeú, foram assinados convênios para a construção de pavimentação de cinco ruas. O convênio é uma parceria da prefeitura Municipal de Brejinho com o Governo do Estado de Pernambuco. Na ocasião também aconteceu a autorização para a reforma de escolas na zona rural, entrega de uma ambulância 0 km, entrega de um aparelho de Raio X, autorização para a construção de uma creche,  entrega de uma escola para atender a população do povoado de Lagoinha, município de Brejinho, além do termo de entrega de uma Academia das Cidades.

Em seguida, o deputado federal Gonzaga Patriota se dirigiu ao município de Itapetim. Onde também foram assinadas várias ordens de serviços. O evento aconteceu no Espaço Cultural Rogaciano Leite, com a presença de lideranças políticas e da população local, que fez questão de lotar o espaço.

Em Itapetim, foram liberadas as verbas para a construção de calçamento de 13 ruas, da sede e do Distrito de Piedade. Ainda foi assinada ordem de serviço para a construção de 30 casas populares no Conjunto Habitacional Miguel Arraes de Alencar, através do Programa Minha Casa, Minha Vida. O Governo Municipal também autorizou a construção do Engenho de cana-de-açúcar do Sítio de Tapera, além da autorização da licitação para a construção do Sistema de Abastecimento de Água Encanada nos sitos de Gameleira e Cacimba de Roça.

Na oportunidade, o deputado Gonzaga Patriota anunciou a aquisição, para o Município de Caçamba, de um trator de Esteira e uma Retro-Escavadeira, além da liberação de R$ 800.000, 00 que será investido em calçamento. O deputado Ângelo Ferreira, também anunciou novidade para a população de Itapetim. Ele divulgou a liberação de verbas para a construção do estádio do município, O Maxixão.

Para encerrar à noite de sexta-feira (02), Gonzaga Patriota participou da 24° Exposição de Animais de São José do Egito, no Parque de Exposições José Custódio de Lima. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária. A mostra reuniu 2,5 mil animais, entre bovinos, caprinos e equinos.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

FNDE atualiza disposições sobre assistência a projetos e documentos para habilitação de entidades

As Resoluções do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação CD/FNDE nº 22, de 13 de maio de 2011, e nº 23, de 16 de maio de 2011, respectivamente: estabelece os documentos necessários à certificação da situação de regularidade para transferência de recursos e habilitação de entidades (ver anexo), revogando a Resolução CD/FNDE nº 23/09 (DOU de 16/5/11, MEC, pág. 17); e altera a Resolução CD/FNDE nº 29/07, que estabelece os critérios, os parâmetros e os procedimentos para operacionalização da assistência financeira suplementar e voluntária a projetos educacionais, no âmbito do Compromisso Todos pela Educação (DOU de 18/5/11, MEC, pág. 9).

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

MINISTRO DA EDUCAÇÃO
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO DELIBERATIVO

 

RESOLUÇÃO/FNDE/CD/Nº 46 DE 30 DE AGOSTO DE 2011


Alterar o art. 2º da Resolução/FNDE nº 22, de 13 de maio de 2011, a qual estabelece os documentos necessários à certificação da situação de regularidade para transferência de recursos e habilitação de entidades.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL:
Lei nº 11.107, de 06 de abril de 2005;
Decreto nº 6.017, de 17 de janeiro de 2007


O PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO DO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pelo art. 14, Inciso I do Decreto nº 7.481, de 16 de maio de 2011, publicada no DOU de 17 de maio de 2011 e pelos arts. 3º, 5º e 6º do Anexo da Resolução/CD/FNDE nº 31, de 30 de setembro de 2003, e

CONSIDERANDO a necessidade de inserir o tipo consórcio público aos documentos legais exigidos para efetivação das transferências de recursos oriundos do orçamento fiscal e da seguridade social da União, no âmbito do FNDE;

RESOLVE “AD REFERENDUM”:


Art. 1º Acrescentar parágrafo § 6º ao art. 2º com a seguinte redação:
§ 6º Para os consórcios públicos, além do rol dos documentos especificados no § 2º ou 3º, conforme natureza jurídica apresentada no cadastro da receita federal deverão apresentar:
I Cópia autenticada do protocolo de intenções para realização do consórcio;
II Cópia autenticada das leis municipais de aprovação e ratificação do protocolo de intenções
cada município.
III Cópia autenticada do contrato de consórcio público.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
FERNANDO HADDAD

Terceiro Setor e Consórcios Públicos